Auxiliar de limpeza hospitalar é um profissional que tem como principal função gerenciar e executar todas as ações relacionadas aos serviços de limpeza e desinfecção nos estabelecimentos de saúde. O profissional atua cumprindo procedimentos de limpeza e desinfecção de acordo com as especificações técnicas estabelecidas.
O que é Auxiliar de Limpeza Hospitalar?
Auxiliar de limpeza hospitalar é um profissional que executa atividades de limpeza e desinfecção nos estabelecimentos de saúde, conforme as especificações técnicas estabelecidas. É responsável garantir que as instalações, equipamentos e superfícies sejam mantidas em condições de uso adequadas, além de assegurar que sejam seguidas rotinas e procedimentos de limpeza e desinfecção, prevenindo assim a contaminação cruzada de patógenos em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de saúde.
Como funciona o trabalho de um Auxiliar de Limpeza Hospitalar?
O trabalho de um auxiliar de limpeza hospitalar consiste em executar ações de limpeza em todos os ambientes do hospital, clínicas médicas ou outros estabelecimentos de saúde. O profissional deverá cumprir todos os procedimentos de limpeza conforme a legislação vigente, utilizando os produtos e equipamentos de limpeza e segurança específicos e necessários. Além disso, também deverá auxiliar na desinfecção e manutenção de equipamentos médicos.
Vantagens da Contratação de um Auxiliar de Limpeza Hospitalar
- Manutenção de padrões de limpeza - A contratação de profissionais de limpeza hospitalar garante a realização de procedimentos de limpeza e desinfecção de acordo com as orientações da vigilância sanitária.
- Redução de custos - Um sistema de terceirização de limpeza e desinfecção hospitalar gera economia para o hospital, pois todos os procedimentos são realizados de forma mais segura, rápida e terceirizada, otimizando recursos.
- Teletrabalho - Um dos grandes benefícios da terceirização é a possibilidade de contratar um time remoto de profissionais. Dessa forma, é possível reduzir custos com transporte e funcionários de produtividade.
- Redução de riscos de contaminação cruzada - A utilização de produtos e equipamentos adequados e específicos para limpeza hospitalar, como EPIs (equipamentos de proteção individual) é fundamental para reduzir os riscos de contaminação cruzada.
Contratar uma empresa especializada em terceirização de serviços é uma excelente alternativa para manter a limpeza e desinfecção dos estabelecimentos hospitalares, assim como garantir um ambiente seguro para os pacientes